11 setembro 2014
11 setembro 2014,
 0
foto dra cibele

Dra. Cibele Caminha, dermatologista

Envelhecer antes do tempo é sinal que algo está errado. O surgimento de rugas, manchas e cicatrizes quando a pessoa ainda é jovem, pode ser falta de cuidados com a pele. De acordo com a dermatologista Cibele Caminha, esse fenômeno é chamado de envelhecimento precoce e pode ser causado por fatores genéticos, exposição solar indevida, má alimentação e tabagismo.

No que se refere ao sol, principal vilão da pele, a não aplicação do protetor solar, pode causar ressecamento e o aparecimento de manchas. “O protetor é a principal maneira de evitar o envelhecimento da pele, por isso, deve ser usado diariamente e corretamente. Independente de sua consistência, gel ou creme, ele deve ser aplicado de três em três horas”, ressalta a médica.

Outro método para tratar os sinais da velhice é com medicamentos orais, que servem para fortificar a pele e mantê-la jovem. “Existem medicamentos que ajudam a combater o envelhecimento precoce, que são chamados de nutricosméticos. Eles nutrem o organismo, fortificam e regeneram a pele, além de prevenir o aparecimento de cabelos brancos e manchas. Esses comprimidos podem ser manipulados e alguns são encontrados em drogarias. Mas atenção: A compra do medicamento deve ser sob orientação médica, a fim de evitar a aquisição de remédios errados que podem vir a causar efeitos colaterais”, orienta.

Outra opção é tratamento a laser, que oferece resultados imediatos. A radiofrequência, por exemplo, associada ao pulso magnético, reorganiza e estimula a produção de colágeno, favorecendo a pele e deixando-a mais firme. Outras tecnologias também ajudam a retardar o envelhecimento, entre elas, o laser fracionado, radiofrequência com infravermelho e luz pulsada. “Agregados, impossibilitam o alastramento das rugas e manchas. É importante frisar que essas técnicas devem ser realizadas com orientação médica, pois existem produtos e cuidados diferenciados para cada tipo de pele”, afirma.

A alimentação tem papel coadjuvante neste processo. Por isso, a importância de incluir frutas e vegetais nas refeições e consumir água regularmente. “A visita periódica ao médico dermatologista evita que a pele sofra com a ação do tempo. Por vezes, os tratamentos feitos em casa com produtos inadequados podem desencadear efeitos negativos e contribuir para o envelhecimento precoce”, finaliza Dra. Cibele Caminha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Marque sua consulta através do Whatsapp