Geralmente, o desejo por uma cirurgia plástica no nariz, como para outros diversos procedimentos cirúrgicos, se inicia na infância. Diante de ofensas dos amigos é despertada a vontade de mudança.

É comum vermos buscas como: “rinoplastia para nariz largo”, “rinoplastia para nariz batata”, “rinoplastia nariz para asiático” entre outros. Isto ocorre, visto que a rino é uma saída para diversos incômodos, não apenas estéticos, porém similarmente funcionais.

Mas nem sempre a cirurgia está ligada a beleza e estética. É possível realizar a cirurgia por questões de incômodo, de modo que corrija a estrutura nasal, remodelando o nariz para equilibrar com as outras características do rosto. O procedimento também é procurado por muitas pessoas para aliviar as dificuldades respiratórias.

 

Tipos de Rinoplastia

Explicaremos abaixo quais são os tipos de rinoplastia e para qual situação cada um deles funciona:

 

1. Rinoplastia para ajustar as proporções

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande modificação entre raças e pessoas. A rinoplastia é canalizada para a revisão das desproporções do nariz, tornando-o mais coerente com o resto da face e dessa maneira aprimorando a harmonia facial.

 

2. Rinoplastia para melhorar as funções respiratórias

A cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que autenticam a revisão da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade.

 

3. Rinoplastia para adquirir o nariz desejado

Como cada paciente possui uma genética própria, não é possível adotar um nariz que se deseja ter (por exemplo um idêntico de uma pessoa famosa ), porém efetivamente corrigir e apurar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais proporcional com a rosto. Ou seja, é a intervenção plástica capaz de modelar o nariz. Dessa forma, similarmente é conhecida como remodelagem nasal.

 

4. Rinoplastia para desvio septo

Este procedimento é feito para solucionar complicações respiratórios, ou seja, também possui o propósito funcional. Isto acontece no momento em que o septo – parede interna que separa os 2 lados do nariz – apresenta uma ou mais curvaturas, o que atrapalha na respiração.

 

5. Rinosseptoplastia

O desvio tem como essencial sintoma a comum obstrução nasal. Geralmente o problema é apenas interno, porém em algumas indivíduos pode ser externo similarmente, deixando o nariz com expressão de tortuoso. Nestes casos, é comum fazer duas cirurgias com os 2 objetivos, fazendo desvio de septo e rinoplastia inclusos. Essa é a chamada rinosseptoplastia.

 

6. Rinoplastia para adenoide ou carne esponjosa no nariz

Outra situação é quem padece com adenoide, ou carne esponjosa no nariz, que similarmente pode realizar em conjunto com a rino. Já neste caso, ao misturar as duas cirurgias é comum que o clínico opte pela cirurgia estruturada.

 

A rinoplastia deixa cicatriz?

As cicatrizes dependem do tipo de cirurgia e as modulações realizadas. Alguns narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal,sem que haja cicatriz aparente. No entanto, em outros casos, existem cicatrizes externas pouco aparentes, causadas pelas incisões feitas na columela ou nas asas nasais, para uma melhor harmonização e resultado.

 

Quais são os benefícios da Rinoplastia?

Alguns dos benefícios são:

  1. Alterar o tamanho ou formato do nariz;
  2. Modificar a largura das narinas;
  3. Realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior;
  4. Corrigir um defeito de origem ou devastação nasal;
  5. Aparência mais harmônica do nariz.

 

 

Como a rinoplastia é feita?

Há duas técnicas utilizadas: a aberta – exorrinoplastias – ou fechada – endonasal.

 

1. Rinoplastia Aberta

Na aberta é realizada uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Já na técnica fechada, há incisões somente dentro das narinas.

A técnica aberta é mais indicada nos casos onde há a urgência de grandes modificações na ponta do nariz, no entanto, nesses casos similarmente pode ser usada a técnica fechada, então encontra-se a norma do clínico plástico qual será o tipo empregado.

 

2. Rinoplastia Fechada

A fechada é um técnica que é executado sem a ficção do clínico, ou seja, o cirurgião plástico trabalha às escuras, já que a pele do nariz do paciente não é levantada. Porém sem medo, ela tem diversos benefícios!

Como o técnica é um pouco mais ágil, o resultado final proporciona um nariz com uma aparência mais natural e a recuperação mais breve que na intervenção aberta e não fica nenhuma cicatriz visível.

Embora da maior parte dos pedidos referirem-se à redução e remodelamento, há casos em que pode ser realizado o crescimento nasal, por meio do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou desempenho no local. Para a redução do tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem e / ou é realizada a raspagem e o lixamento do osso.

 

 

Tipo de anestesia da rinoplastia

Pode ser usada a anestesia geral ou até local com sedação, caso seja usada a geral, será essencial a intubação do paciente e a respiração será auxiliada por aparelhos ( somente ao longo o técnica cirúrgico). A intervenção demora, quase, duas horas.

 

Rinoplastia em Brasília com o Dr. Gustavo Guimarães

O Dr. Gustavo Guimarães realiza diversos procedimentos cirúrgicos, entre eles a rinoplastia. Se você procura a cirurgia entre em contato pelo número (61) 32083824 para marcar uma consulta de avaliação. 

 

Preço de Rinoplastia

Há diversos fatores que influenciam no preço de rinoplastia em Brasília. Para definição do valor final são considerados:

  • Experiência do cirurgião;
  • Instalações cirúrgicas;
  • Localização geográfica;
  • Anestesia;
  • Cuidados durante a recuperação.

Assista ao nosso vídeo explicativo sobre rinoplastia e saiba mais como funciona:

 

Quer agendar uma consulta?

Preencha o formulário abaixo e receba um contato de nossa equipe:

 

Marcação de consulta