10 abril 2017,
 0

Nem venha com essa história de que cirurgia plástica é coisa de mulher! Indiscutivelmente, a vaidade chegou ao público masculino e eles querem, sim, ter um tanquinho para chamar de “meu” ou fazer desaparecer os sinais da queda de cabelo que a idade trouxe. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), em cinco anos, a presença de homens em consultórios de cirurgia plástica quadruplicou, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora. Redução das mamas (ginecomastia), implante capilar, rinoplastia, lipoaspiração e cirurgia de pálpebra estão entre os procedimentos mais realizados.

“Nos últimos dez anos, principalmente, o homem começou a investir mais em seu bem estar e autoestima. Acredito que essa tendência foi impulsionada pela grande divulgação e popularização dos tratamentos cosméticos, que acabaram promovendo uma verdadeira mudança no hábito masculino”, defende o cirurgião plástico Roger Vieira, membro da SBCP e da American Society of Plastic Surgeons (ASPS). “Também precisamos nos cuidar para nos sentirmos bem. Considero isso uma decisão extremamente sadia”.
Os dados da SBCP apontam que a procura por cada tipo de cirurgia varia de acordo com a idade, mas Vieira sabe que os homens estão se preocupando cada vez mais cedo com a aparência. Inclusive, é comum que crianças e adolescentes sejam levados pelos próprios pais ao consultório. “Já bem no início da adolescência, principalmente em virtude da socialização escolar, os meninos começam a se comparar. Aí surgem os padrões do que é aprovável e do que é diferente. Os exemplos mais típicos são as orelhas de abano e a ginecomastia, que podem, muitas vezes, levar ao bullying e acabar prejudicando a formação psicológica do jovem”.
Já na idade adulta, a tendência é que o homem comece a buscar procedimentos estéticos minimamente invasivos (como toxina botulínica, preenchimentos e tratamentos a laser), além de intervenções cirúrgicas como a lipoescultura e a plástica do nariz. O objetivo, na maioria das vezes, está relacionado a uma insatisfação com a atual aparência física. Entre homens com mais de 40 anos, o implante capilar, a cirurgia nas pálpebras (blefaroplastia) e o lifting facial estão entre os procedimentos mais requisitados.
“Com o passar dos anos, o envelhecimento natural da pele começa a deixar marcas mais evidentes, como rugas e sulcos, que progridem juntamente com a perda de volume de estruturas. Com isso, acabam gerando flacidez, especialmente na face”, comenta Vieira. “Na região dos olhos, por exemplo, a queda das pálpebras e herniação das bolsas de gordura acabam provocando uma expressão constante de tristeza e cansaço, e, em alguns casos, até  prejuízo do campo de visão”.

Recomendações e pré-operatório
Os exames e recomendações de pré-operatório para os homens que desejam fazer uma cirurgia plástica são basicamente os mesmos que os das mulheres. “Isso varia mais de acordo com o tipo de intervenção e com a idade do paciente”, afirma. “No consultório, o mais importante é que os pacientes esclareçam bem as suas queixas, entendam todas as etapas do procedimento cirúrgico proposto e, principalmente, tenham consciência das limitações e dos riscos do tratamento”.
Uma recomendação de Roger Vieira é sempre procurar médicos cirurgiões certificados pela SBCP, para que o procedimento seja realizado com o máximo de segurança e visando os melhores resultados.
Confira os procedimentos estéticos mais procurados entre os homens de acordo com a idade:
10 a 20 anos: otoplastia (correção das orelhas em abano)
20 a 30 anos: ginecomastia (cirurgia para correção das mamas masculinas), rinoplastia (plástica no nariz) e otoplastia
30 a 40 anos: lipoaspiração, lipoescultura e implantes capilares
40 a 50 anos: implantes capilares
50 a 60 anos: blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras)
60 anos ou mais: ritidoplastia (lifting facial ou tratamento cirúrgico das rugas do rosto)
Fonte: Estado de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marque sua consulta através do whatsapp