17 agosto 2016
17 agosto 2016,
 0

 No inverno, sem os riscos da exposição ao sol, os tratamentos à base de ácidos entram em cena como opções eficientes na correção de manchas, espinhas, rugas, olheiras, linhas e marcas de expressão. Além disso, promovem a renovação celular, melhorando aparência, textura e qualidade da pele. É uma época de menor exposição, com a pele menos bronzeada, o que eleva o grau de segurança e garante uma recuperação mais confortável. Como esses ativos são potencialmente irritantes e deixam a pele sensível à luz, evitar o sol é fundamental para que as manchas não piorem ao invés de serem tratadas.

Após o procedimento, algumas reações desconfortáveis já são esperadas, como descamação, ardência, aspereza e vermelhidão. Por isso, alguns cuidados extras na rotina de beleza são recomendados. O filtro solar é obrigatório, mesmo em dias nublados. O FPS mínimo deve ser 30, com reaplicações a cada duas horas. Uma dica para ajudar no ressecamento e na sensação de ardor é borrifar água termal geladinha várias vezes ao dia, além de caprichar na hidratação.

Para potencializar a transformação que os ácidos promovem na pele, vale combiná-los com outros tipos de terapias, como os lasers e a luz intensa pulsada. Esses recursos aceleram o clareamento das manchas e estimulam a produção de colágeno, melhorando a aparência de rugas, flacidez e linhas de expressão.

Confira a função de cada ácido e qual é melhor para você:

Ácido Salicílico – Penetra bem na glândula sebácea e, justamente por isso, é muito útil no tratamento da pele oleosa ou com acne. Também tem indicação para manchas superficiais e poros dilatados, além de ação antimicrobiana. É incluído nas fórmulas de sabonetes e loções adstringentes. Seu uso é proibido por gestantes.

Ácido Retinoico –  Ativo mais eficaz na produção do colágeno, ajuda na redução de rugas e linhas de expressão. Também pode ser usado no tratamento da acne, da pele envelhecida pelo tempo ou sol, e antes de peelings e lasers para um melhor resultado. Como é naturalmente irritante, causa descamação e vermelhidão nos dias seguintes à aplicação. É também proibido durante as gestações. Por isso, produtos industrializados que contêm ácido retinoico precisam de receita para serem comercializados, além de acompanhamento médico para serem usados.

Ácido Hialurônico – Na verdade, é um componente natural da pele. Com o avanço da idade ele diminui e formam-se as rugas. Em cosméticos, sua principal ação é hidratante, melhorando o viço, suavizando rugas e marcas. Na forma injetável, é usado para repor volume no contorno da face, nos lábios, no bigode chinês e nas olheiras. Sua durabilidade é de aproximadamente 2 anos.

Ácido Ferúlico – É um poderoso antioxidante, protegendo a pele contra as agressões da poluição e os danos causados pela radiação UV. Também tem ação anti-idade, estimulando a síntese de colágeno e combatendo a perda de firmeza e elasticidade. É usado em protetores solares ou em produtos de combate aos efeitos nocivos do sol.

Ácido Glicólico – Favorece o processo de renovação celular e estimula a produção de colágeno. É considerado um esfoliante mais agressivo, indicado para o tratamento do fotoenvelhecimento, da acne e das estrias. O resultado, notado depois de dois ou três meses de uso à noite e em dias alternados, é uma pele mais uniforme, firme, hidratada e brilhante.

Ácido Mandélico – Retirado das amêndoas, tem ação clareadora e despigmentante, inclusive para o tratamento do melasma. Também tem indicação anti-aging. Seu tratamento deve ser mantido por meses para o desaparecimento gradual das rugas e marcas de expressão.

Ácido Kójico – Tem função clareadora importantíssima, evitando que as células fabriquem melanina. Não à toa, é usado no tratamento de manchas e melasma. Seu efeito ocorre após duas a quatro semanas de uso contínuo, podendo demorar mais em pessoas de pele oleosa. É permitido também no verão, dificilmente causando irritação.

Ácido Azelaico – Tem propriedades de renovação celular e clareamento. Pode ser usado em peles mais sensíveis, como as com rosácea, e também durante as gestações, com total segurança.

Ácido Tioglicólico – Com ação clareadora, pode ser usado em cremes de uso doméstico ou em peelings. É o queridinho do momento para o tratamento de olheiras acastanhadas.

 Fonte: Marie Claire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Marque sua consulta através do Whatsapp